sábado, 1 de maio de 2010

Mais sobre contracepção natural

Continuando sobre o texto de ontem e o meu recente projeto pessoal de nunca mais me entupir de hormônios, nem usar de qualquer método contraceptivo agressivo ao meu organismo, fui apresentada ao projeto Beautiful Cervix e ao delicioso site que abriga as belas e elucidativas fotos. Não só pelas fotos, mas também pelo que a autora descreve sobre seu próprio ciclo eu aprendi MUITO sobre os ciclos femininos.
Ela descreve o próprio ciclo como sendo de 33 dias e isso me permitiu sair do comum e perceber que o meu ciclo também não correspondia aos 28 dias!!! Ultimamente, tem sido mesmo de 33, 34 dias, sendo que a ovulação ocorre entre o entre o dia 20, 21 e menstruo por volta de 13 dias depois.

Um ponto interessante , que eu nunca havia reparado, ou lido, ou escutado, ou sequer algum ginecologista ou professor ou mulher mencionou, foi sobre o período entre a ovulação e a menstruação, poder durar de 12 a 16 dias e comigo, desde que comecei a reparar, durou  13 ou 14 dias. São detalhes pequenos que nos permitem contar fielmente cada pedaço do nosso ciclo.

Outro aprendizado interessante foi através das pesquisas sobre o método billings e outro fator decisivo foi descobrir que o período fértil não acontece 3 dias antes ou depois da ovulação, como estupidamente nos explicam durante a adolescência. O período fértil da mulher acontece quando o muco vaginal está favorável, podendo iniciar até 5 dias antes da ovulação, e estendendo até três dias depois.

Na verdade tudo depende do muco vaginal estar elástico (relações proibidas para quem não deseja engravidar!) ou seco. Logo após a menstruação, relações devem acontecer em dias alternados para observações a mudanças no muco.

Estou observando também a "maciez" da vulva, no período fértil e menstrual, ela fica mais macia e aconchegante, reparei. Outro fator é se o colo está alto ( difícil de alcançar com o dedo) ou baixo (facilmente alcançavel), o primeiro indicando período fértil e o segundo não fértil. Nesse dois últimos fatores ainda não estou bem certa e preciso pesquisar e observar melhor.

Lembrando que cada mulher tem suas particularidades que devem ser observadas para a eficácia do método. Pesquise bastante e se mesmo assim não se sentir segura, procure cursos em sua cidade! Muitas instituições religiosas oferecem  esses cursos!

As perguntas que fica para mim agora é:
Por quê esse método eficaz, natural, muito barato, relativamente simples é tão pouco difundido e utilizado?
Por quê projetos maravilhosos, elucidativos,  simples e baratos como o Beautiful Cervix, também são tão pouco divulgados?

Ganha um doce quem souber a resposta ;o)

Vamos divulgar esse método, mulheres!

E no dia 03, segunda feira, vamos comemorar uma data especial!!!
Ganha outro doce quem descobrir que data é!!!!!!!

4 comentários:

Índigo disse...

Carol! ques blogs lindos você tem!!! Adorei as fotos das suas crianças!!
Vou divulgar esse seu posto no twitter :D
Beijos!

Carol Flor disse...

Obrigada Stela! Prazer em recebê-la por aqui!
Beijo!

Anônimo disse...

queria informaçoes! È possivel?

Unknown disse...

Não cusigo nei grávida não