sexta-feira, 30 de abril de 2010

Um método contraceptivo totalmente natural!

      Nos últimos 3 meses, desde que voltei a ovular e menstruar, 1 ano e 1 mês após o nascimento da Leela, andei pesquisando bastante para descobrir se é possível não engravidar apenas observando o meu organismo. Ou seja, fazer controle familiar de maneira completamente natural, sem hormônios ou qualquer contraceptivo.

Meu ciclo menstrual nunca foi regular (talvez porque nunca o observei atentamente) tabelinha pura e simplesmente para mim nunca seria eficaz.

A Mírian, enfermeira obstetra aqui de BH, sugeriu o método billings, que se utiliza da observação diária do muco vaginal para saber em que etapa do ciclo menstrual a mulher está. O método é bem interessante e eficaz, MAS exige treinamento e conhecimento. Como eu não tenho ninguém a disposição para me ensinar ou treinar, rssss, estou aprendendo na marra! Uma rápida "googlada" no nome já nos mostra sites interessantes para aprender mais, inclusive livros que explicam com clareza o método. Eu não comprei nenhum, mas estou aprendendo na prática! E claro, enquanto não domino a técnica associo alguns métodos para não engravidar (camisinha, coito interrompido).

Além disso, pela Rebeca, fiquei sabendo desse projeto maravilhoso (observem especialmente o colo uterino por todo um ciclo!) e aprendi muito sobre o que observar. E claro, treinamento diário de observação. Fiquei muito animada depois de ver essas fotos e melhorei muito minhas observações!  Aprendo cada dia com o meu próprio corpo, meu muco, meu sangue, meus hormônios, meus sentimentos, minha sexualidade, meus ciclos.

É sobre esses ciclos femininos que estou a refletir, perdendo o sono e quero relatar aqui nos próximos textos.

Mais uma jornada de autoconhecimento...

Um comentário:

Viviane disse...

O Billings não é um contraceptivo!!!

E em BH exitem instrutoras sim!!!

Só pesquisar no site do Cenplafam!!!

Inclusive uma médica obstetra e ginecologista é instrutora!!!